CENHAMAR

1º Projeto de Ananda Marga na Amazônia brasileira

Ananda Marga, é uma organização sócio espiritual internacional  fundada na Índia em 1955 pelo espiritualista e filósofo Shrii Shrii Ananda Murti. Propaga a filosofia e a prática do tantra yoga e tem como objetivo maior o auto conhecimento e o serviço a Humanidade. Implantar projetos na Amazônia foi um dos desejos manifestado pelo fundador por se tratar de uma região do planeta onde a diversidade deve ser conservada para a continuação da vida planetária. 
Em Belém-Pará a Ananda Marga foi implanta desde agosto de 1999 pelo Dada Nirvedananda, onde promove posturas de yoga, meditação coletiva e individual, palestras e aulas sobre a filosofia yogue e outros temas como Neo Humanismo, Microvita, uma teoria sócio econômica (PROUT), assuntos que foram profundamente tratados pelo fundador. 
Em 2002 foi criado o projeto CENHAMAR (Centro Educacional Neo Humanista de Ananda Marga)  na comunidade de Vila Moara (sede do projeto), bairro de Águas Lindas no limite dos municípios de Belém e Ananindeua. 
Vila Moara e demais comunidades da área surgiram no início da década de 90, formada por famílias oriundas do interior do Pará e de outros estados vizinhos, que desenraizados de seu local de origem, migraram em busca de realizações de sonhos (emprego, estudo, moradia). Por falta de oportunidade de emprego muitos encontraram como alternativa de sobrevivência a catação de material reciclável (plásticos, alumínio, papelão, ferro) proveniente do Aterro Sanitário do Aurá (Lixão do Aurá), onde também coletam objetos de uso pessoal (roupa, brinquedos, sapatos, alimentos, etc).  A situação de Moara se agrava com a  falta de saneamento básico, áreas para a prática de esporte e lazer, serviços precários na área da saúde, educação, segurança pública, transporte, por isso,  pode ser  considerada uma área  de vulnerabilidade social e de exclusão.
O CENHAMAR desenvolve serviços,  principalmente na área da educação  no nível  Infantil. Este se fundamenta no Neo-Humanismo: filosofia que favorece o desenvolvimento integral da criança visando o amor universal, despertando assim uma verdadeira consciência ecológica no individuo. Por isso, o Neo Humanismo tem muito a contribuir com a  Amazônia, por se tratar de uma região que   possui  uma riqueza cultural e ambiental que deve ser valorizada e preservada pelos seus habitantes desde cedo.  contribuem para  extinção   das espécies e isso acarretará para o desequilíbrio da vida do planeta, por isso, as crianças são incentivadas a ter atitudes de respeito e amor por estes seres. Além da formação lingüístico-matemática da criança o CENHAMAR dá ênfase para a formação artístico-cultural e ecológica. Matar ou perseguir insetos, sapos, pássaros, e outros pequenos animais, podem parecer insignificantes, mas

A meditação, exercícios de yoga, o relaxamento, respiração consciente, a alimentação saudável, o cuidado com as plantas e com o colega faz parte do cotidiano da criança do projeto CENHAMAR. E todas essas práticas são estendidas às famílias e comunidade em geral através de oficinas e vivências.
Nem tudo são flores no CENHAMAR, existem ainda muitas dificuldades financeira e estrutural apesar das parcerias  com algumas pessoas. Atualmente  está funcionando com um prédio inacabado, além de precisar da construção de mais salas para atender a demanda, a cozinha e o refeitório.